LEIA TAMBÉM:
  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

Alta comissária da ONU quer direitos humanos em debates da Rio+20

As Nações Unidas estão pedindo aos países-membros da organização que incluam os direitos humanos nas decisões da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre em junho no Brasil.

Em comunicado, emitido nesta quarta-feira, a alta comissária de direitos humanos da ONU, Navi Pillay, afirmou que o tema não está sendo considerado, de forma adequada, no esboço da declaração final do evento.

Espaço

A Rio + 20, ocorrerá entre 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Para Pillay, o esboço da carta final “falha ao não dar espaço suficiente para os imperativos de direitos humanos.”

A alta comissária disse que, nos últimos anos, manifestantes estão saindo às ruas em todas as regiões do mundo para exigir seus direitos. Segundo ela, em muitos casos, esse ato ocorre sob grande risco pessoal.

Pillay dise que para que a “Rio + 20 seja bem-sucedida, ela precisará assegurar, em seu documento final, o espaço para os direitos humanos.”

Estratégias

Na opinião da alta comissária uma postura “incoerente sobre padrões internacionais de direitos humanos, estratégias ambientais e políticas econômicas, pode acabar deixando de fora do debate todas as minorias, os migrantes e pessoas que vivem na pobreza.” Segundo Navi Pillay, outros grupos atingidos serão os idosos, as pessoas com deficiência e as crianças.”

Navi Pillay afirmou que “processos tecnocráticos excluíram as mulheres da tomada de decisão, aumentando desigualdades sócio-econômicas.”

Ela citou casos de indígenas ameaçados em suas próprias terras por alguns planos de redução de emissões de carbono, e a conversão de áreas de geração de alimento em campos de produção de biocombustíveis.”

A alta comissária encerrou o comunicado pedindo a todos os países-membros, na Rio + 20, que protejam os direitos humanos ao alimento, à água e ao saneamento básico, à educação, saúde, moradia e à participação nas políticas públicas.

Comente este texto pelas redes sociais abaixo ou escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Personalizar HTML 2

Este espaço é destinado a um pequeno chamado ou anuncio, a edição deste anuncio é encontrado no Gerenciamento de Módulo, pode ser colocado aqui um link para uma pagina Interna ou Externa.

Personalizar HTML 3

Este espaço é destinado a um pequeno chamado ou anuncio, a edição deste anuncio é encontrado no Gerenciamento de Módulo, pode ser colocado aqui um link para uma pagina Interna ou Externa.

As mais acessadas

Contato

Entre em contato com nossa redação. Sugira, comente, reclame. Envie temas que você considera úteis no dia a dia de um universitário. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Style Setting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %