LEIA TAMBÉM:
  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

Críquete

Material gentilmente cedido pela equipe do iDicionário Aulete (www.aulete.com.br)


 

O críquete é um esporte semelhante ao beisebol que utiliza bolas e tacos, e o objetivo é que um time marque mais corridas que o time adversário. Surgido no sul da Inglaterra no século XVI, o desporto foi inspirado em um jogo rural medieval, o stoolball. O jogo se realiza com onze jogadores em cada time, num campo amplo onde o arremessador tenta derrubar as estacas do oponente (três varetas fincadas no solo, chamadas de stumps), defendidas pelo rebatedor. Este, por sua vez, tenta rebater a bola, evitando que ela atinja seu alvo. Antigamente, os jogos podiam durar até dez dias, mas, após mudanças, passaram a ser disputados em dois tempos, num só dia. Sua entrada na Olimpíada de 2016 foi descartada, mas é bem provável sua inclusão no calendário de 2020.

Definição do iDicionário Aulete:

(crí.que.te)

sm.

1. Esp. Jogo originário da Inglaterra, disputado entre duas equipes de 11 jogadores num gramado em que há duas balizas a uma distância de c. 20m uma da outra, formada cada uma por três estacas com c. 70cm, de altura sobre as quais se equilibra uma barra transversal.

[F.: Do ing. cricket.]

Os arremessadores de uma equipe lançam uma pequena bola para derrubar a barra defendida por rebatedor da equipe contrária, que com um bastão procura rebater a bola o mais longe que puder, para correr depois o maior número de vezes possível entre as balizas, até a equipe adversária alcançar a bola e rearremessar. Quando se derruba a barra, o rebatedor é eliminado. Depois que uma equipe perde todos os rebatedores termina o jogo, vencendo o time que mais percursos fez entre as balizas.

Comente este texto pelas redes sociais abaixo ou escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Personalizar HTML 2

Este espaço é destinado a um pequeno chamado ou anuncio, a edição deste anuncio é encontrado no Gerenciamento de Módulo, pode ser colocado aqui um link para uma pagina Interna ou Externa.

Personalizar HTML 3

Este espaço é destinado a um pequeno chamado ou anuncio, a edição deste anuncio é encontrado no Gerenciamento de Módulo, pode ser colocado aqui um link para uma pagina Interna ou Externa.

As mais acessadas

Contato

Entre em contato com nossa redação. Sugira, comente, reclame. Envie temas que você considera úteis no dia a dia de um universitário. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Style Setting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %