LEIA TAMBÉM:
  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

Xadrez escocês

Material gentilmente cedido pela equipe do iDicionário Aulete (www.aulete.com.br)


 

O xadrez escocês é um tipo de tecido com desenho quadriculado e padrões de linhas de diferentes cores e larguras. Sua origem data da Idade do Ferro (700-50 a.C.), na Alemanha e na Dinamarca. Há muitas divergências entre seu significado e o do ‘tartan’, um tecido também quadriculado, mas com padrões diferentes. Originalmente, ‘tecido de lã leve’, o tartan carrega bastante história nos seus trançados, remontando ao século XVIII, quando começou a ser usado como símbolo dos clãs escoceses. Era uma espécie de brasão que identificava as famílias mais distintas, e seu uso era exclusivo. O método usado para diferenciar os aliados dos inimigos era o uso de cores e padrões distintos do tartan em fitas amarradas no bonnet (uma espécie de gorro). Mais tarde, passaram a ser usados também nos kilts, saiotes masculinos pregueados. Atualmente, o tartan é usado para se referir ao padrão quadriculado e não mais ao tecido em si, e sua exclusividade diminui cada vez mais. Grifes como a Burberry, que construiu sua marca em cima dos quadriculados, oferecem ao público a chance de usar sobre a pele um pedaço da história britânica.

Definição do iDicionário Aulete:

(xa. drez) [ch, ê]

sm.

1. Lud. Jogo em que dois adversários movimentam, cada um, 16 diferentes peças (rei, rainha ou dama, duas torres, dois cavalos, dois bispos e oito peões), num tabuleiro quadriculado com 64 casas alternadamente pretas e brancas, igual ao de jogo das damas, em que o objetivo para cada jogador é a tomada do rei do adversário e a defesa do seu.

2. Lud. O próprio tabuleiro onde se joga esse jogo.

3. Bras. Pop. Cadeia, prisão: "Não é exato... que o melhor professor de direito penal ou civil sejam o advogado da porta do xadrez ou o causídico dos pareceres e das questões graúdas." (Afrânio Peixoto, Ensinar a ensinar))

4. Embutidos de madeira ou de pedra que apresentam o aspecto de quadrados de jogo de xadrez.

5. Cnav. Mar. Engradamento de madeira colocado no cesto da gávea, nas escotilhas, na proa, nos patins, para servir de piso.

6. Ent. Pequena borboleta, inseto lepidóptero da fam. dos hesperiídeos, gên. Hesperia.

a2g2n.

7. Bras. Têxt. Vest. Diz-se de tecido, roupa etc. que tem desenho quadriculado, como os do tabuleiro do jogo do xadrez; AXADREZADO: Comprou uma toalha de mesa xadrez.
 

[Pl.: xadrezes.]

[F.: Do ár. as-sitrang, deriv. do persa sitrang e do sânscr. catur-anga. Hom./Par.: xadrezes (fl. de xadrezar).]

Comente este texto pelas redes sociais abaixo ou escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Personalizar HTML 2

Este espaço é destinado a um pequeno chamado ou anuncio, a edição deste anuncio é encontrado no Gerenciamento de Módulo, pode ser colocado aqui um link para uma pagina Interna ou Externa.

Personalizar HTML 3

Este espaço é destinado a um pequeno chamado ou anuncio, a edição deste anuncio é encontrado no Gerenciamento de Módulo, pode ser colocado aqui um link para uma pagina Interna ou Externa.

As mais acessadas

Contato

Entre em contato com nossa redação. Sugira, comente, reclame. Envie temas que você considera úteis no dia a dia de um universitário. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Style Setting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %