LEIA TAMBÉM:
  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

Audiência debate uso de remédios contra dificuldade de aprendizagem

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados Federais realiza nesta quarta-feira, 11/7/2012, audiência pública para discutir a aplicação de concepções organicistas sobre distúrbios e transtornos no campo da educação.

O organicismo é uma doutrina que tende a atribuir causas orgânicas/biológicas às dificuldades de aprendizado. Como consequência, os transtornos são tratados com medicamentos (alguns de tarja preta, em que a receita médica fica retida na farmácia para acompanhamento do governo), em vez do tratamento psicopedagógico.

O debate foi proposto pelos deputados Domingos Dutra (PT-MA) e Erika Kokay (PT-DF), a pedido do Conselho Federal de Psicologia e do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

“Essas entidades demonstram preocupação com o avanço, desde o ano 2000, das explicações organicistas centradas em distúrbios e transtornos no campo da educação para explicar dificuldades de crianças na escolarização”, disse Erika Kokay.

“A criança com dificuldades em leitura e escrita é diagnosticada, procuram-se as causas, apresenta-se o diagnóstico e em seguida a medicação ou o acompanhamento terapêutico. O resultado é uma espécie de patologização da criança que não aprende ou não se comporta na escola”, exemplificou.

Foram convidados:
· a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário;
· o ministro da Educação, Aloizio Mercadante;
· o ministro da Saúde, Alexandre Padilha;
· o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Veiga Rios;
· a representante da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) Roseli Fernandes Caldas;
· a integrante do Conselho Federal de Psicologia Marilene Proença;
· a professora do Departamento de Pediatria da Unicamp Maria Aparecida Moisés.

A reunião será realizada às 14 horas, no Plenário 9.


Crédito da foto que ilustra esta matéria: Alexandra Martins/Agência Câmara de Notícias.

Comente este texto pelas redes sociais abaixo ou escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Personalizar HTML 2

Este espaço é destinado a um pequeno chamado ou anuncio, a edição deste anuncio é encontrado no Gerenciamento de Módulo, pode ser colocado aqui um link para uma pagina Interna ou Externa.

Personalizar HTML 3

Este espaço é destinado a um pequeno chamado ou anuncio, a edição deste anuncio é encontrado no Gerenciamento de Módulo, pode ser colocado aqui um link para uma pagina Interna ou Externa.

Contato

Entre em contato com nossa redação. Sugira, comente, reclame. Envie temas que você considera úteis no dia a dia de um universitário. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Style Setting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %